sábado, 15 de novembro de 2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2007

25/11/07 13:00:37 Status: Arquivado
DIA DA CONSCIÊNCA NEGRA

Na última terça-feira foi feriado, pelo dia de Zumbi... Muito legal, mas neste dia eu fui visitar meu Tio Valter, que teve uma crise psicótico e precisou ser internado num hospital psiquiátrico. Aproveitando a viagem, eu levei minha mãe, minha tia e minha irmã, além de sua filha Rute. É um lugar muito pesado, deprimente e até inadmissível... Pessoas transtornadas perambulando de um lado para o outro, com cara de dopados e inconscientes... Neste ambiente pesado minha mãe não resistiu e passou mal... Eu também não fiquei muito legal, pois sempre tive dificuldades de lidar com esta situação... Mas lá dentro eu procurei conversar com os internos para ver mais ou menos o que se passava por eles... Conversei com Sr Jair que contava que era aposentado e seu sobrinho o tinha internado para ficar com seu empréstimo. Contava ainda que o mesmo não o visitava fazia dias, mas tinha esperança de ele comparecer naquele dia... Outro que conversei foi o Alberto, um rapaz novo que dizia que era da Assembléia de Deus e estava deixado o cigarro. Seus dedos amarelados e lábios queimados eram sinais de alguns prejuízos que o cigarro estava lhe causando. Aliás esta é uma característica da maioria dos internos, talvez pelo desespero e falta de noção sobre o que está acontecendo com eles... Um outro rapaz com roupas de reggae e faixa na cabeça tipo Bob Marley caminhava pelos jardins de um lado para um outro e conversando sozinho... Um senhor muito atordoado sentado num canto dava tapas em sua cabeça constantemente durante toda a visita... Um outro caminhava de uma ponta à outra da área do hospital e a cada volta gritava coisas novas, tipo "Eu estou com o demônio! Eu estou com o demônio!" ou "Estou sentindo dor! Estou sentindo dor!" ou "Eu sou o doutor! Eu sou o doutor!" entre outras, sempre coisas "conscientes", mas sempre repetitivas... Um senhor que ficava de cuecas, outro segurando a calça quase no pescoço, e muitas outras aberrações... Percebi também que tinha muitos pacientes já curados que inclusive ajudam os médicos a controlar os mais alterados... Conversei com o meu tio que me conto que foi internado por que não podia cantar, ele disse que estava cantado em casa e minha vó não gostou então foi cantar na rua, e por isto internaram ele... Situação complicada, pois a versão de sua irmã e filho é diferente; segundo eles, ele começou a falar alto e cantar aos berros a noite toda, não dormia mais, com a tentativa de controlá-lo foi solicitado que ele não cantasse tão alto durante a noite, pois todos tinham que dormir, nisto ele foi pra rua e ficava no sol ou na chuva, de dia ou de noite cantando pelas ruas, catando lixo, carregando pesos pra cima e pra baixo, coisa que fez ele ter problemas na coluna, até na via principal do bairro ele perambulava correndo riscos de sofrer um acidente e riscos também de alguém fazer uma maldade, pois nem todos têm a paciência da família... Nisto eles se viram obrigados a interná-lo... Na saída do hospital eu ouvi de um enfermeiro uma coisa absurda, ele disse que todos os problemas de ordem psiquiátrica ou psicológica são espirituais... Disse que a cabeça não é como rim ou coração... A cabeça não fica doente, só o rim ou coração... Qualquer doença na cabeça é coisa do Diabo, já os problemas no coração é uma anomalia que qualquer órgão do corpo humano está sujeito, menos a cabeça...
No final visitei minha vó e consegui visitar também meu irmão e conversar sobre assuntos interessantes e tive a oportunidade de aprender alguma coisa... FOI UM DIA LEGAL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO