domingo, 4 de janeiro de 2009

FUNK: PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL


“Seu ritmo hipnótico e sua batida repetitiva contribuíram para que mais pessoas se tornassem adeptas desse estilo musical. Algumas letras eróticas e de duplo sentido normalmente desvalorizando o gênero feminino também revelam uma não originalidade em copiar outros estilos musicais populares no Brasil como o Axé music e o Forró.(...) A “cantora” Tati Quebra-Barraco se tornou uma figura emblemática das mulheres que demonstram resistência à dominação masculina em suas letras, geralmente de nível duvidoso, pondo a mulher no controle das situações e as alienando.(...) O Funk se espalhou por todo o Brasil, ainda sendo sinônimo de brigas e drogas como antigamente. (...) Mas apesar do crescimento do funk no país, as músicas tendem a ser substituídas rapidamente por outras. As músicas mais famosas fazem um sucesso muito grande, são executadas à exaustão, porém rapidamente perdem força e caem no esquecimento. (...) O funk é ainda bastante criticado por grandes intelectuais e grande parte da população, por muitas vezes apresentar uma linguagem obscena e vulgar. Grande parte do criticismo vem também da associação do ritmo ao tráfico, e ao hábito de seus adeptos executarem as músicas em potentes caixas de som, muitas vezes até altas horas da madrugada. Além disso, as músicas mostram a mulher como simples objeto de prazer e apelam para uma sexualidade explícita.”


Eu ouvi num debate de uma grande rádio do Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi, que o deputado Chico Alencar, que provavelmente não tem mais nada pra fazer, resolveu criar um projeto de Lei que define o Funk como Patrimônio Cultural do Brasil (leia o projeto de Lei clicando aqui)... Um absurdo total!!! Ele usa como argumento o fato de o Samba já ser considerado assim... Tem que ser muito ignorante (ou mal intencionado) pra querer comparar o Funk com o Samba... Primeiro que o Samba é música e tem história, coisa que o Funk não é e nem tem história, é apenas uma cópia mal feita do Funk Americano, que sim tem cultura e história... Seria como transformar o Rock, também de origem americana como patrimônio cultural do Brasil, e olha que Rock é música e sou roqueiro... Eu pesquisando na Internet encontrei várias pessoas indignadas como eu, veja dois exemplos interessantes: REBELDES SEM CAUSA e BLOG DO LUCHO.

Na introdução acima eu uso uma breve definição do Funk Nacional copiado da Wikipédia... Tirem suas conclusões e pensem comigo: Será que este político, o tal de Chico Alencar, não tinha nada pra resolver na saúde, educação e segurança pra querer transformar cultura copiada dos americanos como patrimônio do Brasil? ABSURDO!!!

CASARÃO DO FARAÓ x PLATAFORMA VIP

Pois é, há alguns meses eu vinha sendo atormentado por um baile Funk aqui na rua... Um tal de CASARÃO DO FARAÓ... Sofria muito as sexta-feiras com palavrões e baixarias “tocando na minha sala” a noite toda... No começo ninguém dormia, nem meu filho, de dois anos na época... Depois com o tempo nos acostumamos um pouco, e as janelas fechadas e com cortinas e cobertores pra abafar o som, conseguíamos dormir... Mas acontece que há duas semanas correu a notícia que o baile ía acabar... Não acreditei, coisa boa não vem tão fácil assim... E na sexta-feira seguinte, realmente o baile tinha acabado... Finalmente tive uma noite de sono tranquilo numa sexta-feira... Mas acontece que no sábado inaugurou o tal PLATAFORMA VIP, um baile Funk mais perto da minha casa ainda... Então já era; o som ficou muito mais alto, quase quebra os vidros das janelas e os pratos na cozinha... Fiquei desesperado, pois era impossível dormir... Imaginem que no último sábado só consegui dormir as seis da manhã... Mas como desgraça não tem horário; logo depois de tocar uma música evangélica pra finalizar o baile deste fim de semana, quase cinco da manhã, foi anunciado que a partir da próxima semana terá baile toda sexta e sábado, agora é CASARÃO DO FARAÓ na sexta vs PLATAFORMA VIP no sábado... Que desgraça!!! O que eu faço pra me livrar do Patrimônio Cultural do Brasil? E olha que aqui na rua você pode telefonar pra Deus, Diabo, Polícia, George Bush e até pro inferno, que nada acontece... O som continua tocando palavrões na minha sala a noite toda... Aqui não tem Lei!!! Só a Lei do Chico Alencar...

Pêsames pra mim...

Fui!!! Um abraço!!!

Crédito da imagem de divulgação:
O CONTROLE DA MENTE



2 comentários:

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO