sábado, 23 de maio de 2009

MECANISMO DE DEFESA




,,,

Introdução

Quando comecei a entender o mundo, eu meti as caras (como dizem)... MAS MEU IRMÃO SEMPRE ESTEVE COMIGO... Mas depois de um tempo percebi que era impossível de eu “vencer a vida”, dada as dificuldades que ela me apresentou (ou se apresentou)... Nisto eu desisti de viver (de vencer)... Decidi (descobri) que a melhor maneira era ir embora do mundo (pra outro mundo)... Mas como não existe porta pra sair daqui e descer pelo elevador, a única chance é pular a janela, mas fazendo isto a queda causa dor, e eu aceitei viver esta dor... Comecei a procurar a dor...

Queda livre

Na minha adolescência comecei a beber (cerveja), e na transição para a vida adulta passei a beber mais ainda (bebidas destiladas) e a fumar... Caí no mundo de forma desenfreada, como que quisesse encontrar a parede para se chocar e terminar... MAS MEU IRMÃO SEMPRE ESTEVE COMIGO... Me revoltei contra tudo que eu discordava e tive alguns baques que não consegui administrar...

Esperança

Comecei a viver em depressão constante e descobri que a única maneira de viver sem depressão era parar de tentar “vencer a vida”, parar de procurar a parede... Mas para conseguir isto tive que me desligar de coisas que me pudessem fazer pensar em parede ou em janela... Teria que encontrar um meio de encontrar o elevador (mas subindo)... Este se tornou meu mecanismo de defesa... MAS MEU IRMÃO SEMPRE ESTEVE COMIGO...

Alegria

Um dia conheci minha esposa e de repente tudo o que era tristeza, decepção, desesperança se transformou rapidamente em alegria e esperança... MEU IRMÃO ESTAVA COMIGO... Decidi seguir novos rumos... Procurei Jesus (o da Bíblia), mas não o encontrei (talvez era tarde demais)... Não o procurei pra me dar alegrias e sim para compartilhá-las... MAS MEU IRMÃO SEMPRE ESTEVE COMIGO... Um tempo depois nasce meu filho... A melhor coisa que me aconteceu na vida... A alegria era constante pra mim... Sentia algo nunca antes experimentado... Na época eu vivia uma boa situação financeira... MEU IRMÃO ESTAVA COMIGO... Mas...

Tristeza

Junto com uma “deterioração” do meu controle da economia (pessoal) eu vi outro fato muito forte acontecer: MEU IRMÃO NÃO QUIS MAIS FICAR COMIGO!!! Alegou alguns motivos que eu não consegui (não consigo) entender... Sofri muito (sofro muito)... Caí... Antes que fosse pela janela... Mas não tinha mais janela... Tive que encarar tudo num quarto escuro (e sem janela)... Não acreditava que depois de tudo que eu tinha passado um fato novo pudesse me derrubar de forma tão brusca... Mas aconteceu... E como não tinha saída (não tem) eu continuei... Fiquei no quarto escuro e aos poucos fui me acostumando com a escuridão... Já conseguia enxergar no escuro... Procurei ajuda de um psicólogo que conseguiu me orientar de forma brilhante (excelentes profissionais são os psicólogos)... Hoje uso meus mecanismos de defesa pra conseguir lidar com a situação...

Mecanismo de defesa

Mas por que falo isto? Pois faz tempo que eu não falo sobre meu irmão (ZHEREAL)... Estive meio afastado de coisas que me fazem pensar em parede ou em janela... Mas dá pra entender esta reação do meu irmão... É o seu mecanismo de defesa também... Nada sobre o seu diagnóstico médico... Nada sobre o seu tratamento, que ele assume e luta com unhas e dentes para que se tenha um melhor tratamento para todos que usam os serviços de saúde mental... Ele representa hoje no Brasil o Sindicato dos Doentes Mentais (auto-exposição pra diminuir a dor no mundo)... Como ele mesmo diz, acredito que ele precisa menos de tratamento que muitas pessoas ditas “saudáveis mentalmente”, como eu, por exemplo... Mas por medo de assumir o seu jeito de ser ele resolveu se afastar... Por isto não aceita conversar... Tem medo de ser contrariado... Medo de ter que provar o que diz e pensa... Mas ninguém precisa provar nada... Cada um tem o direito de pensar o que quiser (como diz o Raul Seixas em “A Lei”)... Por isto se coloca como vítima: vítima de abuso sexual, vítima de internação desnecessária, vítima de drogas mal administradas por médicos, vítima de violência por parte de irmão mais velho, entre outras vitimizações... Mas tudo dentro do normal, pois quem se torna vítima vai sempre receber carinho e bajulação... É um mecanismo de defesa natural... Eu uso ele também... Todos nós usamos... Voluntária ou involuntariamente... Mas...

De volta

Mas vou voltar ao “normal”... Estou um pouco atrasado na leitura de seus blogs (só leio o assunto principal e passo a vista no resto)... Mas o curioso é que ele luta intensamente contra todos que trabalham na saúde mental... Tipo como uma defesa também... Mas o trabalho é muito bem feito (o dele) e digno de elogios (e críticas também, pois todos estão sujeitos a crítica)... Mas como sempre prometo e nunca cumpro (sou um autêntico político), vou prometer de novo: vou falar mais sobre saúde mental...

Fui!!! Um abraço!!!

P.S. Este texto foi escrito na quinta-feira a noite lá no centro do Rio de Janeiro depois de eu ter feito mais uma prova do CFAQ... Como a prova acabou cedo, não tive coragem de encarar o trânsito... Então resolvi parar em qualquer lugar pra ler um pouco sobre a prova seguinte e acabei escrevendo o texto lido por vocês acima... Mas hoje lendo as postagens do meu irmão me preocupei um pouco com ele... Ele se mostrou muito deprimido, coisa até normal para portadores de TBH, mas achei um pouco exagero suas declarações... Suicídio é assunto de esquizofrênico... Eu acho né... Mas acredito que ele vai ficar bem... Vou tentar um contato...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO