sábado, 24 de outubro de 2009

DOENÇA MENTAL EXISTE?



...

Pois bem... Dizer que Deus não existe é um pouco complicado... Eu por exemplo não admito a existência de ateus, de tanto que eu me considero um agnóstico, pois ainda não conseguiram me convencer sobre os deuses (eu acho até absurda a idéia de se adorar deuses invisíveis)... Mas não posso dizer que eles não existem com firmeza... Diria que não existem pra mim, mas para 99,99% da população mundial eles existem... E pode passar a existir pra mim daqui a uma hora, um dia, um ano ou nunca mais... Não sabemos muita coisa sobre o sentido de nossas vidas, então coisas estranhas podem acontecer conosco... Mas o que isto tem a ver com Doença Psiquiátrica?

Paciente Psiquiátrico,sou psiquiatra,li seu texto.Fiquei pensando o quanto estes "seres dos outros mundos" são capazes de te trazer sofrimento.E torço para que encontre um profissional que escute tua história e te ajude a aliviar tuas angústias.
Dra Paula Fabrício.


Acima está um comentário em uma das postagens do Zhereal...

Pois bem... (de novo “pois bem?”) Há uns quinze dias atrás eu vi uma reportagem na Rede Record (que por sinal foi uma porcaria) falando sobre doença mental e coincidência ou não, dias depois eu li no blog do Zhereal um texto, como vários outros, dizendo que não existe doença mental e que deveria ser extinto da Saúde Mundial os ofícios de Psiquiatra e Psicólogo, pois eles não sabem nada, não têm nenhuma prova da existência de doenças e medicam as pessoas sem fazer nenhum exame laboratorial, pois segundo ele (o Zhereal) estes exames não existem... Então eu escrevi uma resposta para enviar-lhe como comentário, mas pensei bem que não faria sentido, pois tudo o que é relatado por ele nas suas postagens é de confusão, revolta e vingança... Ele se sente maltratado pelos psicólogos e psiquiatras então usa de todos os artifícios para ofendê-los... (tipo o que ele faz comigo) De tanto é verdade que em outras postagens ele relata casos de doenças psiquiátricas, casos de doentes, sintomas da doença, luta por outra forma de tratamento e coisas mais... Ninguém vai comentar sobre coisa que não existe... Seria tipo eu dizer que Deus não existe e querer criar uma nova forma de adorá-lo... Se doença mental não existe, então não precisamos mais nos preocuparmos com este tipo de problema...

Seria mais útil fecharmos todos os hospitais psiquiátricos, queimarmos na fogueira os psicólogos e psiquiatras e teríamos resolvido os problemas dos chamados transtornos mentais... Se conseguirmos eliminar todos os psicólogos e psiquiatras da face da Terra, teremos resolvidos todos os problemas sobre doença mental, pois como Zhereal diz, a “psiquiatria é uma farsa”... (tem até psiquiatra que usa isto pra se promover, um psiquiatra dizendo que psiquiatria é uma farsa)

Percebe que concordar com o que eu escrevi seria uma loucura total, pois todos sabem que doença mental existe e se não fossem tratadas trariam problemas gravíssimos para os familiares destes pacientes e muito mais para eles próprios (eu que o diga)... Até falando sobre a reportagem da Rede Record, que como falei foi uma porcaria, mostra uma menina que passa o dia todo sentada num canto da casa, toda suja e mal tratada, não fala com ninguém, vive de cabeça baixa, e etc... Esta pessoa tem o direito de receber um tratamento... Seria absurdo dizer que doença mental não existe e deixá-la sofrendo num canto para sempre...

Mas eu tenho muito que escrever e o texto já está enorme, e eu não gosto de ler postagens enormes, então também procuro não fazê-las... É melhor terminar...

Mas pra terminar, tenho que falar que diante de toda esta questão de doença mental, eu resolvi fazer uma pesquisa no Yahoo Respostas, resultado aqui... E também que na semana seguinte a reportagem da Rede Record, a Rede Globo fez uma reportagem decente, com matérias interessantes e instrutivas... Eu anotei algumas coisas, mas como a postagem já está enorme, eu vou comentar em outra ocasião...

Fui!!! Um abraço!!!



Um comentário:

  1. Sou Bipolar, escritor, sempre versando sobre a saúde mental, militante há 20 anos. Como executivo da saúde pública, parabeniso por esta iniciativa de estar investigando casos e informando a quem tanto necessita.

    Parabens pelo seu blog.

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO