sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

NÃO BATA EDUQUE pt 2



...
Meu filho estava no banco comigo e mais um colega. Vocês sabem que pra uma criança de 4 anos ficar parada numa fila de banco por 15 minutos é algo extremamente difícil. Mas eu tive que ficar mais de duas horas dentro da agência. Em conseqüência o seu comportamento começou a ficar insuportável. Meu filho é hiperativo e tem dias que ele acorda muito agitado. Eu falei que ele é HIPERATIVO e não que tem TDAH, que seria um caso de tratamento.

Esta hiperatividade dele já foi considerada patológica por um médico, que o encaminhou a um neurologista pra tratar do caso. É lógico que eu não levei meu filho a nenhum neurologista. Não que eu ache que não se deva consultar neurologistas, mas por que acredito que o comportamento do meu filho está dentro da normalidade. Não vou dar nenhuma droga pro meu filho só por que ele é agitado. Basta ter um pouco de paciência e diálogo.

Mas voltando ao banco, chegou uma hora que eu não sabia mais o que fazer. Já tinha conversado com ele, mas ele não conseguia ficar mais que cinco minutos sentado numa cadeira na área de espera. Então nesta hora que uma boa chinelada resolve, não é mesmo? Claro que não! Nesta hora você tem que provar pra você mesmo que você tem 40 anos e seu filho 4. Se você espancar o seu filho de quatro anos só porque ele não suporta ficar duas horas num ambiente sem brincar, coisa natural de uma criança de 4 anos fazer, você mostra que não tem nenhum equilíbrio pra viver em comunidade. Se você bate no seu filho por que ele não te obedece, deveria bater no vizinho também, já que com certeza ele não vai te obedecer. Se você conseguir conquistar o respeito de seu vizinho, com certeza ele vai te respeitar. E se você conquistar o respeito de seu filho, com certeza ele vai te respeitar também. Mas o que fazer com uma criança hiperativa que não consegue ficar sentada numa sala de espera de um banco por mais de 5 minutos?

Pois bem... Esta é a hora de mostrar inteligência. É hora de tentar descobrir por que seu filho não consegue ficar mais de cinco minutos sentado. O que é que você faria se estivesse na situação dele. E ver a situação por outro ângulo. Pensando nestas coisas você com certeza achará a solução. Foi o que eu fiz. Chamei meu filho. Conversei seriamente com ele e disponibilizei um mini game improvisado (o meu celular) pra ele distrair as idéias. A partir daí foi mil maravilhas. Ele se divertia e ria enquanto jogava no celular e eu consegui ler algumas páginas de meu livro enquanto esperava o atendimento. Nisto que devemos pensar. A violência nunca resolve. A violência só causa violência. A violência é a arma de quem não tem como combater com idéias.

Era isto que eu queria compartilhar com vocês. Mas, por questão de justiça, queria deixar aqui as considerações sobre uma postagem que eu fiz aqui anteriormente, o NÃO BATA EDUQUE, mostrando uma cena de novela divulgando o castigo físico na educação familiar como “normal”... A mesma Rede Globo que eu critiquei na época divulgou nas semanas passadas e retrasadas cenas em Malhação ID mostrando os colegas de escola do personagem Beto fazendo protesto com o pai dele para parar de bater no filho, além de mostrar cenas do diretor da escola conversando com o referido pai pra ver se consegue convencê-lo de que não vale a pena a violência... Clique no vídeo acima pra ver cenas do protesto...

É isto!!!

Fui!!! Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO