sábado, 6 de fevereiro de 2010

SEM HOSPÍCIOS MORREM MAIS DOENTES MENTAIS



“Daí que eu refleti se faria sentido você continuar como seguidor de meu blog PACIENTE PSIQUIATRICO, que defende tratamento aberto, inclusivo, variado e o fim da violência por parte de profissionais de saúde mental.” ZHEREAL


“Adoecer faz parte da condição humana. Quando alguém adoece, é natural que receba afeto, simpatia e compreensão para superar o problema. Mas o mesmo não acontece quando essa pessoa adoece por um transtorno mental.” JAIR DE JESUS MARI


Dentro das minhas pesquisas n’O BLOG DO DAVID sobre eventuais erros e ofensas a outrem que eu pudesse ter cometido eu encontrei a frase título desta postagem: SEM HOSPÍCIOS MORREM MAIS DOENTES MENTAIS! Esta frase causa uma sentença que a resposta seria: PARA OS DOENTES MENTAIS CONTINUAREM VIVOS DEVEM SER INTERNADOS NUM HOSPÍCIO! Vocês conseguem entender como uma pessoa pode pensar desta forma? E depois quando um acionista da Luta Antimanicomial “defende o tratamento aberto, inclusivo, variado” recebe críticas desta pessoa questionando suas lutas... Depois que a ficha caiu, como pode eu criticar alguém que viveu dentro de hospícios, sofreu e sofre preconceitos, luta contra o estigma da doença mental e só apresenta dados convincentes do que acredita? É bem verdade que fala certas coisas que carecem de provas, mas quem não fala? Quem sou eu para julgá-lo? Que conhecimentos eu tenho pra contradizê-lo? Mas o assunto não é este, o assunto é sobre “Sem hospícios morrem mais doentes mentais”... Então siga...

Quando eu peguei esta reportagem de O GLOBO eu procurei apenas ler, como os alienados manipulados pela imprensa. Sem ao menos fazer a contra crítica da matéria. Como disse alguém há algum tempo: “Toda unanimidade é burra” Então é lógico que o artigo publicado teria controvérsias, então, anos mais tarde eu resolvi dá uma olhada nas tais “controvérsias”. E o que eu encontro? Pessoas que pesquisaram e leram o texto de forma imparcial, coisa que de repente o jornalista da tal matéria não quis fazer. Percebi que este número não corresponde com a realidade. E dizer que morre mais mostra uma denúncia, pois nunca contaram os mortos anteriormente. E se aumenta o número de mortos é sinal que de repente agora começarão a investigar. Mas se não existir movimentos como o PACIENTE PSIQUIATRICO e outros blogs e sites revolucionários que eu encontrei na Internet esta investigação nunca acontecerá, pois não faz sentido você “excluir” alguém pra tentar incluí-lo. Como alguém vai se “curar” de uma depressão presa num manicômio? Acredito que eu cometeria o suicídio. Eu vivendo numa boa em liberdade, tendo o que muitos não têm: comida, saúde, uma família e um lar... E estou reclamando da vida... Imaginem se me colocarem num manicômio?

Então como amigo do paciente psiquiátrico estou aqui para me retratar. Mas este “retratamento” não se dará de uma hora pra outra. Não adianta eu falar nada por aqui tentando me mostrar santo. Isto levará tempo. Custará muito aprendizado de minha parte se realmente eu quiser algum “retratamento”. Não sei se conseguirei. Mas se eu conseguir levará anos. Mas estou aqui pra tentar. E também é bom lembrar que eu não mudei meus princípios básicos de pensamento, como já vi pessoas me questionando. Continuo o mesmo. Só quero corrigir possíveis erros. E este erro sobre “Sem hospícios...” foi um erro grave. Só quem já entrou num hospício na vida pode ver a gravidade deste assunto. Os pacientes psiquiátricos precisam de inclusão social e não de isolamento. É só isto que eu tenho que pensar.

Mas compartilhando com vocês algumas coisas eu queria deixar alguns links:

PESQUISA GOOGLE SOBRE O ASSUNTO

CARTA RESPOSTA DO ZÉ PEREIRA

REVISTA BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA

OPINIÃO DE ZHEREAL

REPORTAGEM DE “O GLOBO” SOBRE O ASSUNTO

...

Fui!!! Um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO