quarta-feira, 16 de maio de 2012

EDUCAÇÃO DOS FILHOS


           A maior alegria dos pais é ter filhos. A felicidade é extrema em “quase” todos os momentos. Mas isto é muito complicado, pois na cultura real, na verdade, o que todos fazem é espancar os filhos quase todos os dias. E isto é muito estranho! Na minha cabeça nascimento e casamento são coisas difíceis. Duvido que alguém discorde que viver a dois não é fácil. Vivemos juntos por gostarmos muito um do outro, mas não rola violência (estou falando de casais normais). Viver neste mundo é difícil, duvido que alguém não sonha sair daqui um dia. Ninguém quer morrer, mas todo mundo acredita, cada um da sua forma, que vai haver um mundo melhor um dia qualquer no futuro. Sonham em reencarnar, sonham na Terra ser transformada, sonham em Jesus voltar e etc. Mas ninguém quer viver aqui pra sempre. Mas, e nossos filhos?

          Queria entender como funciona a relação pais e filhos. Será que pra viver bem com nossos filhos temos que espancá-los? Será que criança é “mulher de malandro”, como diz a gíria popular? Eu discordo piamente de espancar crianças. Na verdade eu discordo de qualquer tipo de violência. Ninguém tem o direito de violentar ninguém. Mas e se o seu filho não te obedece de maneira nenhuma? Eu acredito que isto acontece quando os pais são incompetentes e incapazes de educar seus filhos sem violência. Se meu filho me obedece por que os filhos dos outros não lhes obedecem? Mas e se o seu filho te obedecer e não obedecer aos outros, o que fazer? Eu sei que com certeza nestes casos a pessoa que ele não está obedecendo não está lhe dando o respeito.

          Mas e quanto aos agrados? Você vai dar uma surra no seu filho e depois lhe dar uma caixa de bombom? Vai colocar seu filho de castigo e levá-lo ao parque de diversões depois? Muito estranho esta situação. Na minha cabeça bater não resolve nada. Só causa revolta nas crianças. Crescem pessoas desestruturadas e desequilibradas.

         Aí vão me dizer:

“Antigamente a educação era na base da porrada e foi a melhor educação!”

         Discordo! O que acontece é que hoje as crianças têm informação e não aceitam mais serem espancadas, então os pais que não sabem educar perdem o controle. A inteligência é mais poderosa que a força. A informação é uma arma poderosa.

          Frases do tipo:

“Ele está assim porque apanhou pouco!”

          São um dos maiores absurdos que alguém poderia dizer. Imagine se você avançasse o sinal e levasse uma surra? Imagine esquecer-se de pagar uma conta e levar outra surra? Você não acharia correto! Então pra mim existem outras formas de educação. O difícil é encontrar esta forma.

          Fiz um pacto com meu filho ultimamente, de que se ele ficar 30 dias sem me causar nenhuma “queixa” dele, eu daria um brinquedo especial pra ele. Este brinquedo ele quer há muito tempo. Eu compraria este presente pra ele de qualquer maneira. Então pra mim seria mais fácil comprar o brinquedo pra ele agora e falar pra ele que se não passasse 30 dias sem me causar “queixas” eu daria uma surra nele que nunca mais iria esquecer. Mas acontece que bater não é educar. E ele nem se lembraria mais da surra quando estivesse curtindo o novo brinquedo. A única coisa que ficaria nele seria o trauma e a revolta de ter sido espancado pelo pai. Por isto que digo que a violência não leva a nada. Meu filho que estava me causando alguns problemas por causa de descontrole meu na sua educação, agora está 26 dias sem queixas graves. É lógico que ele vai fazer coisas erradas, pois é uma criança. Você é um marmanjo e faz! Mas a diferença é como se faz estas coisas. Meu filho hoje está sob controle. Não apanhou e nem ganhou o brinquedo ainda, mas entende que se não obedecer perde muita coisa.

 Fui!!! Um abraço!!!

Crédito da imagem: 
CENTRINHO USP



Um comentário:

  1. Excelente texto. Elucidador.

    Alexandre Etchechurry Ferreira
    http://jonasnimrod.blogspot.com.br/
    http://semeiaecolhe.blogspot.com.br/
    Leia, comente, divulgue

    ResponderExcluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO