segunda-feira, 2 de julho de 2012

DOENÇA MENTAL EXISTE? parte 2

Estive lendo algumas postagens antigas sobre saúde mental e percebi alguns equívocos ditos por mim. Por exemplo, sobre a polêmica de que doença mental não existe. Pense comigo, doença mental regula o comportamento, certo? Então? Homossexualismo é doença? Você deve estar assustado e começado a me chamar de preconceituoso. Mas eu acredito que homossexualismo é um comportamento. Então por que eu me reportei à doença? Pois homossexualismo já foi considerado doença, segundo o DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais que é publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Então, se homossexualismo era doença e hoje não é mais, imagina quantos transtornos são considerados doença mental hoje em dia que na verdade não são? Depois que eu reli tais postagens antigas e revi o vídeo do psiquiatra americano Dr. Thomas Szasz (clique aqui pra ver o vídeo), comecei a meditar sobre algumas doenças mentais. O doutor fala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é uma doença que começa na infância e é cercada de controvérsia.


Os sintomas desta doença são todos comportamentais: distração, hiperatividade, agitação, bagunça, impulsividade, esquecimento, desorganização. Mas será que o seu filho está muito bagunceiro por que está doente ou por que você não o educou. Ou talvez por que ele é assim mesmo, é o comportamento dele. Mas segundo especialistas, para controlar a agitação do seu filho, você deve administrar uma droga pesadíssima nele. Um tal de Ritalina tarja preta. Coisa sinistra! Dentre muitos efeitos colaterais desta droga está o fato de seu filho parar de crescer. Sei que toda droga tem efeitos colaterais, mas administra-se quando necessário. Li de um médico que não me lembro mais onde foi, que se uma criança com TDAH mora no campo e ajuda os pais a cortar madeiras ele não precisa ser medicado, mas se ajuda os pais numa fábrica de porcelanas ele deve ser. Pois cortando madeira ele vai produzir muito devido a sua agitação e com as porcelanas ele pode quebrá-las. Eu discordo. Pra mim ele deveria ser retirado do ambiente que está sendo prejudicial a ele.


Mas não quero dizer que doença mental não existe. Mas acredito que nem todos os comportamentos devem ser tratados. Eu acho que devemos nos adaptar aos comportamentos. Mas se o comportamento estiver colocando em risco a vida do indivíduo e dos outros em sua volta, deve ser tratado. Quando uma pessoa tem uma crise psiquiátrica, ela deve ser medicada para acalmá-la e ajudá-la a reorganizar os pensamentos. Até porque deixar uma pessoa em crise sem tratamento seria muito arriscado. E quando uma pessoa está em depressão? Devemos administrar algum medicamento? Creio que sim, pois em depressão pessoas podem até cometer suicídio. Então doença mental existe, mas acredito que os psiquiatras e psicólogos estão exagerando um pouco. Leia o parágrafo abaixo. 

O DSM geralmente atualiza o que ele considera doença mental ou não. Por exemplo, roer unha, bater na mãe, comer até cair, podem virar doença mental em 2013, quando acontecerá a nova atualização. O Brasil não usa os diagnósticos do DSM, aqui, os médicos usam uma classificação de doenças feita pela Organização Mundial da Saúde, mas essa classificação é baseada no DSM. 

Veja uma relação de doenças mentais estranhas que existiram, existe ou vai passar a existir em 2013:


Transtorno Hipersexual (viciados em sexo)
Parafilia Coerciva (obsessão por estupro)

Estresse Pós-traumático Infantil (crianças com pesadelos constantes)
Distúrbio de Disforia Pré-menstrual (mulheres que, no ciclo menstrual apresentarem sintomas de tensão, raiva, tristeza, insônia e outros.)
Distúrbio de Hoarding (pessoas com dificuldade de descartar qualquer bem, por mais insignificante que seja)
Síndrome de Referência Olfativa (pessoa que acha que fede o tempo todo) Distúrbio de Cutucar a Pele (auto-explicativo)
Distúrbio Compulsivo de Comer (idem)
Síndrome das Pernas Incansáveis (mania de mexer as pernas à noite)
Distúrbio de Aversão a Sexo (auto-explicativo)
Asperger (pessoa com dificuldade de socialização)

Síndrome de Sintomas Leves de Psicose (idosos com sinais primários de demência)
Vício em Internet (auto-explicativo)


Ufa! É só isto. E você o que acha deste assunto? Comente!  


Fui! Um abraço!

Crédito da imagem:
VANDERLAN PEDAGOGO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO