segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O BRASIL E SUAS LEIS INÚTEIS



Nestes dias estive no Ninho do Urubu aqui em Guadalupe tomando uma cerveja e vendo um futebol e comecei refletir sobre as leis durante um bate-papo com amigos. Você já parou pra pensar na quantidade de leis inúteis que existem no Brasil? Pois é... E cada dia mais eles criam leis novas, sempre com interesses próprios e sem muita utilidade para o povo. Por exemplo: Lei da Palmada, Lei das Cotas, Lei Seca, Lei da Homofobia, Lei do Tempo Integral, Lei do Fumo e etc. Mas o papo de botequim era sobre a Lei que proíbe vender cerveja em partidas de futebol. Eu acho um absurdo, pois uma diversão como o futebol é muito estranho não se poder tomar uma cerveja enquanto se ver o jogo. E o mais estranho é que as partidas de futebol são sempre patrocinadas por cervejarias. Então qual a lógica? Dizem que é pra evitar a violência nos estádios. Mas é um exagero imaginar que alguém vai perder a cabeça e começar a brigar depois de tomar 3 ou 4 latinhas de cerveja durante uma partida de futebol. Pois é mais ou menos esta a quantidade que um bebedor normal consegue ingerir durante um jogo. Se disser que a tal lei é pra coibir os bebedores compulsivos, não trará muito efeito, pois estes já chegarão alcoolizados aos estádios. A não ser se colocarem bafômetros na entrada dos estádios.

Sempre gostei de ver futebol nos estádios. Diminui um pouco a frequência devido ao preço exorbitante dos ingressos e do aumento da violência. Sempre tinha o costume de não beber antes do jogo e consumir 3 latinhas no decorrer da partida. Até porque naquela época a Lei Seca tolerava até 3 chopes. Desta forma podia voltar pra casa dirigindo. Mas depois que proibiram em definitivo a venda de cerveja nas partidas de futebol eu nunca mais fui a nenhum jogo. Não tem graça ver futebol sem tomar uma cerveja. Mas...

Quanto às outras leis eu já comentei aqui no Blog. Como a Lei da Palmada, que é muito polêmica e que eu já fui contra, fui a favor, e sou contra novamente. Como juristas me explicaram já existem muitas outras leis pra proteger as crianças contra a violência, não há necessidade de criar mais uma. A mesma coisa funciona a Lei da Homofobia. A Constituição já protege os homoafetivos da violência. Criar movimento pra conscientizar, Paradas Gays pra divulgar a ideia, protestos pra reivindicar, aí tudo bem. Mas criar lei pra punir a maioria, cerceando o direito de pensar contrário, eu acho errado. Existe também uma lei que proíbe de fumar em bares e boates. Ora, a maioria esmagadora que frequenta estes ambientes é fumante. Quem não fuma é que deveria evitar frequentar estes lugares. 

Já a Lei das Cotas beneficia quem não estudou. A Lei Seca pune quem sempre cumpriu a Lei Seca antiga. E outra lei que me prejudicou muito certa vez foi a Lei do Tempo Integral. Esta lei fez com que meu filho ano passado tivesse problemas psicológicos terríveis. Optei por colocar meu filho numa escola pública municipal, devido ao alto preço das escolas particulares e também de muitos elogios que ouvi das escolas municipais aqui do Rio de Janeiro. Mas o que eu não esperava era que ano passado passou a vigorar a lei que obriga os pais a deixarem seus filhos na escola o dia todo. Como se fosse uma creche. Mesmo se a mãe não trabalha fora. A propaganda deste projeto é uma beleza. Diz que a criança vai ficar na escola aprendendo e ainda vai praticar esportes, aprender outro idioma, estudar informática e outras maravilhas mais. Mas acontece é que na verdade as crianças ficam ociosas nas escolas. São quase 50 alunos pra apenas uma professora. Esta professora fica com as crianças em tempo integral. E as crianças são obrigadas a dormir uma parte do dia por falta de atividades. Meu filho que é hiperativo, não consegue ficar muito tempo sem fazer nada, começou a criar traumas com a escola. No começo achei que era coisa de criança. Desculpa pra não estudar. Então com o tempo ele começou a ter comportamentos estranhos. Chorar pelos cantos sozinho. Dormir fora de hora. Recusa de se alimentar. E na hora de ir pra escola fazia um “terror” que ele até então nunca tinha apresentado. Ou seja, tive que tirar ele desta escola, trabalhá-lo com psicólogo-pedagogo, pra só assim ele voltar a ter um comportamento normal com a escola.

Concluindo: Políticos criam leis sem ao menos pensar no próximo. Só pensam neles mesmos. Como exemplo, o assalariado tem mal o 13º salário, enquanto os políticos têm 14º e 15º. A ainda existe uma lei que te obriga a votar neles. Este é o Brasil de leis inúteis.

Fui! Um abraço!

Leia também:




Crédito da Imagem: 



4 comentários:

  1. "Existe também uma lei que proíbe de fumar em bares e boates. Ora, a maioria esmagadora que frequenta estes ambientes é fumante. Quem não fuma é que deveria evitar frequentar estes lugares. "

    Pois eu discordo. Acredito eu que a maioria que frequenta esses lugares não fuma, mas isso é uma afirmação anedotal. O fato é que mesmo que a maioria fumasse, a prática do fumo é proibida em lugares fechados não pela quantidade de pessoas que a praticam, mas sim porque ao fumar em local fechado você incomoda e põe em risco a saúde dos não fumantes. Você exerce seu direito, mas retira o direito à saúde dos outros.
    Quem quer exercer o seu vício pode muito bem fazê-lo em um local que não incomode ninguém. Assim ele não está impedido de exercer seu direito de destruir o pulmão livremente, ao passo que se ele fumasse em local fechado, quem não tivesse interesse em ter uma morte lenta e dolorosa não poderia deixar de fazê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante amigo Pedro! Mas discordo de você no quesito bares e boates, ao menos nos que eu frequento... Mas os fumantes estão sendo proibidos de fumar até mesmo entre fumantes... Este vício está em extinção... Outros vícios é que entrarão na moda... Abraços amigo! E obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Esqueci de explicar: O que eu discuto é a inutilidade da Lei do Fumo, pois um dono de bar pode proibir que se fume em seu estabelecimento. Mas a lei proíbe que ele permita fumantes em seu bar. Ou seja, não precisamos de lei pra proibir, pois o dono do bar poderia por si só proibir. Mas proibir de permitir é um pouco estranho. E o lance dos "bares e boates" ficou um pouco confuso, mas deixa assim mesmo. Talvez você (Pedro) tenha razão... Abraços!

      Excluir
    3. eu sou contra essa lei que proíbe o fumo em lugares fechados,eu acho que todo lugar tem regras e quem tem que fazer as regras são o dono do estabelecimento e não o governo,se eu quiser criar um bar só para fumantes eu não posso por causa da lei

      o não fumante não é obrigado a ficar perto do fumante enquanto ele fuma,o fumante não amarra a pessoa em um local e obriga a sentir o cheiro do cigarro

      é impossível uma fumante exercer o seu vício sem incomodar ninguém pois existe pessoas que se incomodam apenas pelo fato da pessoa fumar cigarros

      Excluir

COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO